quarta-feira, 8 de julho de 2020

Livro: "O Menino Nito", de Sônia Rosa


Olá!

Como expressar o que eu sinto? Como dizer o que eu sinto, de forma a ser ouvido e não julgado; compreendido e não punido? 
E como nós, professores, devemos lidar com o fato de termos alunos que precisam de ouvintes?
É uma boa reflexão... As crianças, cada vez mais, se ocupam com objetos eletrônicos, com brincadeiras, afazeres ou estudos e quase não possuem espaço para serem ouvidas.

Muitas vezes, elas falam na ESCOLA  aquilo que não conseguem dizer em casa!
É aí, professor, que a gente entra em ação! Rodas de conversa são sempre bem-vindas com o objetivo de abrir espaço para as falas dos alunos. E quando trazemos um tema para esta roda, ela se torna muito mais significativa. E quando você traz um livro sobre este tem... tcharam!!!! Eles amam!!!!!!!

Por isso, hoje, eu trago como sugestão de leitura o livro "O Menino Nito", de Sônia Rosa.
Sempre gosto de trabalhar este livro em sala de aula, pois considero um tema bastante sensível:  trata das emoções e de uma questão interessante: "homem chora ou não chora?".

O Menino Nito - Então, Homem Chora Ou Não? - R$ 38,00 em Mercado Livre
Nito era um menino que chorava por tudo. Seu pai, cansado do chororô do menino, o chamou num canto e disse: "Homem não chora!". Mas, Nito, ao engolir tantos choros, começou a perder a alegria de viver e ficou doente.


Abaixo, você assistirá o vídeo da leitura do livro "O Menino Nito":





Trabalhar as emoções faz parte de todo planejamento, em todas os períodos escolares, com atividades diferenciadas, é claro! Então, vou deixar aqui pra vocês algumas sugestões de atividades para lidar com esta questão em sala de aula:

- Eu tenho umas plaquinhas com emojis na Sala de Aula e tive na Sala de Recursos também, para que o aluno pegasse uma delas e dissesse como estava se sentindo, naquele momento;


- Usava estas plaquinhas com alunos autistas, imitando a expressão e pedindo para que as imitassem também. É legal fazer com toda a turma também! Eles amam!!!;

- Faço sempre uma atividade de leitura e escrita em que eles precisam desenhar e escrever: (O que o deixa mais feliz/ mais triste/ com medo/ zangado?);


Exemplo dessa atividade realizada por um aluno, depois dele assistir a aula online.


Aqui, vou deixar um vídeo em que ensino a fazer esta atividade:



Vou deixar aqui embaixo um vídeo que fiz para meus alunos do 2º ano, fazendo a imitação dos emojis (está sem edição):



Também vou compartilhar um material sobre o livro, que fiz para meus alunos do 2º ano:












Eu espero que você tenha gostado das sugestões!
Seja um seguidor do blog e da página lá no Facebook:

Se quiser receber mais leituras de livros, atividades para as crianças fazerem em casa e dicas de recursos pedagógicos, passe lá no canal e se inscreva:

Até a próxima!







Um comentário:

Deixe seu recado!