sábado, 20 de junho de 2020

Livro: "MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA", de Ana Maria Machado



Olá!
Quando se fala em trabalhar a diversidade de etnias e cores de pele com nossas crianças, o primeiro livro que vem à nossa memória é ele: "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado, não é verdade?!

Livro: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA | Livraria Cultura - Livraria ...


Fala de uma linda menina com olhos iguais azeitonas pretas, cabelos enroladinhos e a pele escura e lustrosa, como uma pantera em dia de chuva... E de um coelhinho branquinho, de nariz tremelicando, que acha a menina a pessoa mais bonita que ele já viu!

O coelho queria muito ter uma filha pretinha como a menina, então começou a perguntá-la qual era o segredo pra ela ter aquela cor tão bonita. ele fez de tudo, mas descobriu que não era bem aquilo, não!
Precisou da ajuda da mãe da menina bonita para que o coelhinho realizasse seu sonho!!!!


Assista a história pelo vídeo abaixo:




O tema é muito abrangente. Falar sobre diversidade étnica é primordial em nossas salas de aula, principalmente em dias de hoje, que ainda acontecem episódios de intolerância por causa da cor da pele... Nossas crianças precisam lidar com o fato da miscigenação, compreendendo o porquê de nossas origens e estudando sobre elas.

O livro trata de forma bem lúdica a questão genética e traz à tona a beleza da menina afrodescendente, apontando suas principais características.
Vale a pena a leitura como pontapé inicial para um planejamento bem bacana a respeito do tema!

Abaixo, deixarei umas sugestões de atividades pedagógicas sobre o livro, ok? Vamos lá!











Deixarei também um vídeo com uma atividade de AUTORRETRATO, bem sugestivo para o tema, não acham?

O autorretrato é uma ótima atividade para você analisar "como a criança se vê" neste mundão em que a gente vive. Será que ela se vê, assim como a gente está vendo?! Assim como o espelho reflete? Como será que essa criança se sente diante de sua imagem no espelho, ou de uma foto sua?! Como está sua autoestima??!!!




Espero que vocês tenham gostado da sugestão!!! Não vamos esperar o dia 20 de novembro para trabalharmos um assunto tão importante!

Até a próxima!
Curta a página do blog lá no Facebook:

Inscreva-se no canal e assista mais livros e atividades para os seus alunos!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!