terça-feira, 2 de junho de 2020

Livro: "A Caixa de Jéssica", de Peter Carnavas ; tradução de Rosana Rios


Olá!!!
Jéssica era uma menina que estava com medo do seu primeiro dia de aula. Como ela faria amigos na escola nova? Resolveu levar uma caixa com várias "surpresas", mas nada agradou as outras crianças e Jéssica mal era vista por elas...

Até que, um dia, Jéssica se escondeu dentro da caixa. Ela queria sumir...
O que será que aconteceu? Será que Jéssica conseguiu fazer algum amigo na escola?!

"A Caixa de Jéssica", de Peter Carnavas, transmite uma sensação de paz, ao mesmo tempo, o desconforto pela menina ser tão rejeitada... Tem um final tão lindo e surpreendente, que faz  a gente pensar no nosso verdadeiro "eu", que nós temos valor, sim... Somos alguém importante para alguém...





Fiz a leitura desse livro lá no canal e vocês podem assistir clicando aí embaixo:





Em 2015, li este livro para uma turma de 2º ano que eu tinha, na época. Depois, fizemos uma caixinha de dobradura para colocarmos um bilhetinho para os responsáveis, dizendo "o que era mais importante pra eles, nesse mundo". Teria reunião com os pais naquela semana e eu iria usar esse trabalhinho como lembrancinha para eles!

Depois dessa atividade da caixinha, eu organizei uma dinâmica:

- forrei uma caixa de papelão, bem bonita, colorida;
- coloquei um espelho dentro (pequeno, que dava pra ver só o rosto);
- sentei os alunos numa roda e pedi que cada um deles fosse lá na caixa e olhasse dentro, porque tinha algo "muito especial e importante" lá dentro;
- mas, havia um combinado: não podia contar pros amigos o que tinha lá!;
- todos os alunos foram, cada um na sua vez, olhar dentro da caixa... e nenhum deles contou! Todos saíram com um lindo sorriso... brilhando os olhos! Foi um momento muito especial pra mim!!!

Eu filmei a atividade, mas não posso divulgar o vídeo, por questões de autorização de imagem das crianças. Coloquei o vídeo na reunião de responsáveis e muitas mães se emocionaram com a reação deles... Receberam as caixinhas feitas pelos alunos, com o que tinha de mais importante no mundo, para eles. 99% das crianças escreveu e desenhou a FAMÍLIA como algo de mais valioso pra eles... Mais emoção!

Essa é uma sugestão de atividade para o retorno às aulas presenciais, logo após essa pandemia. As crianças estão precisando se sentir amadas e queridas, e devemos dizer o quanto elas são importantes para nós! De forma lúdica e sensível, podemos acender a luzinha que está lá dentro delas... para aumentar a autoestima e tentar amenizar os efeitos desse isolamento social.

Personagem De Desenho Animado Abraçar Professor Professor De ...


No vídeo abaixo, eu ensino a fazer uma caixinha de origami, muito fácil para as crianças. Além disso, também faço um passo a passo de uma "florzinha de mola", também de dobradura, que saltita enquanto a gente mexe a caixinha. Clique no vídeo e confira!!!





Espero que você curta as sugestões de hoje!!!

Vá lá no canal e se inscreva para receber mais vídeos de livros e de atividades!

Curta a página do blog no Facebook também:

Também tem Fazendo Leitura lá no Instagram:



Até a próxima!!!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!