quarta-feira, 3 de junho de 2020

Livro: "Era uma vez um gato xadrez...", de Bia Vilela


Olá!!!
"Era uma vez um gato xadrez...", de Bia Vilela, é um livro que toda criança gosta de ler, de ouvir, de apreciar, porque tem rima, tem ludicidade, tem movimento e, claro, é muito colorido também!

Era Uma Vez Um Gato Xadrez... - Série Sim - Saraiva

Trouxe para você como a sugestão de hoje, a pedidos que recebi na página do Facebook. Muitas professoras querendo a versão da história narrada lá no canal... E como eu quero mesmo é contribuir com todos vocês, eu decidi postar, com todo carinho!
Caso o vídeo não apareça no seu smartphone, clique no link  https://youtu.be/O3BSB0UXd1E




Além das CORES, muito claramente trabalhadas neste livrinhos, podemos fazer atividades sobre:

- ANIMAIS ( tema muito abrangente: dá pra trabalhar da creche até o 5º ano, sem dúvida!);

- ALFABETIZAÇÃO ( também muito abrangente, partindo desde a letra inicial da palavra GATO, até interpretações mais específicas sobre o livro, gramática -verbos, por exemplo - e ortografia);

- PRODUÇÃO DE TEXTO: "Era uma vez um (...)": o aluno pode criar várias situações com esta expressão inicial da história. Além disso, ele pode criar poemas curtos ou quadrinhas, assim como no livro, a partir da sua ideia. Por exemplo: "Era uma vez uma pipa xadrez/azul/listrada..." ou "Era uma vez uma boneca amassada/ colorida/pequenina...

- DESENHO: sem dúvida, o desenho é uma das formas mais interessantes de expressão de uma criança. Propondo que o aluno desenhe sobre suas produções, você poderá trabalhar vários aspectos da leitura e da escrita. Você pode pedir para desenhar sobre o livro ou a criança pode desenhar sua própria "releitura" da história.

- DOBRADURA: essa atividade também é muito bem aceita pelas crianças. No vídeo abaixo, eu ensino a fazer um gatinho (cabeça e corpo) e sugiro a pintura inspirada no pintor brasileiro Romero Brito.
Caso o vídeo não aparece no seu smartphone, clique no link: https://youtu.be/Mmtuj5L9SZc







- CRIAÇÃO DE UM LIVRINHO: seus alunos podem produzir as quadrinhas poéticas e os desenhos,  baseando-se no livro, e colocá-los num livrinho de dobradura, que eu ensino no vídeo abaixo. O aluno pode criar a capa, com título e ilustração. Você pode fazer essa atividade em duplas, também, em que as duas crianças dividem as tarefas (escrever e desenhar).

Esse livrinho é bem legal, fácil de fazer e ideal para realizar com as crianças em sala de aula ou online mesmo. Uso apenas uma folha de papel sulfite e tesoura.
Caso não consiga visualizar o vídeo em seu smartphone, clique no link:  https://youtu.be/QQppMSDOqu4




Na área de Matemática, achei muito interessante fazer a ligação da história com o Tangram, um quebra-cabeça chinês que existe há milhares de anos, usado para "testar" a inteligência humana, naquela época.
Vejam que as ilustrações do livro lembram formas geométricas e também muitas cores: tudo a ver com o Tangram!

Além disso, o Tangram dá a possibilidade de brincar com suas peças, montando várias figuras. Crianças de todas as idades podem brincar com o quebra-cabeça. Essa atividade desenvolverá muitas habilidades na criança, entre elas a concentração e o raciocínio.

Vou deixar aqui o vídeo que eu publiquei no canal, ensinando a fazer um Tangram a partir de dobradura, feito no papelão, pra ficar resistente, e forrado na cartolina, pra ser colorido! 
Caso você não consiga visualizar o vídeo em seu smartphone, clique no link  https://youtu.be/Yfrt1kdFmxQ







Agora, veja algumas sugestões de figuras a serem montadas com o Tangram.
Faça com suas crianças em casa também!

                          








           Atividade realizada com alunos do 3º ano, utilizando o Tangram:




Deixarei abaixo, algumas atividades que fiz para meus alunos do 2º ano:













Espero que você tenha gostado das sugestões de hoje! 
Passe lá no canal e inscreva-se:

Seja um seguidor do blog e curta a página lá no Facebook também:

Até a próxima!!!!











Um comentário:

  1. Trabalho na ed infantil e gosto muito de trabalhar o gato xadrez ótimas dicas 👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!