quinta-feira, 30 de julho de 2020

Livro: "Papai conectado", de Philippe de Kemmerter + ATIVIDADES p/ o Dia dos Pais


Olá, tudo bem?!
Hoje, vamos falar sobre um livrinho que eu não conhecia, mas quando vi o nome, já achei um tema legal. "Papai conectado", de Philippe de Kemmerter, fala de um pinguim que não saía da internet, era muito preocupado com os amigos virtuais e a necessidade de ficar online o tempo todo era de deixar todo mundo doido!

Papai Conectado - Saraiva


A esposa já estava aborrecida, o filho já estava incomodado, porque o pai não o dava a atenção de que precisava... O papai pinguim só queria viver conectado à sua vida virtual! Até que um dia, seu computador pifou. E agora, papai conectado? O que fazer?

Assista a história na íntegra, no vídeo que está aqui embaixo:


O livro é bem lúdico e fala sobre esta realidade de hoje, em que muitas vezes estamos tão ligados no celular ou no computador, seja trabalhando, seja resolvendo alguma coisa ou só entretendo-se, que esquecemos de dar atenção olho no olho aos nossos pequenos, não é verdade?!
Vou deixar pra vocês, algumas atividades para o Dia dos Pais, baseado no tema deste livro:




Atividade 1: ideal para trabalhar as habilidades de escrita, partindo da opinião do aluno. Seria interessante que tivesse uma conversa informal sobre o livro, perguntado às crianças o que eles gostaram e/ou não, na história, fazendo-os falar sobre o tema, para depois realizar esta atividade no papel.



Atividade 2: nesta atividade, o aluno vai escrever sobre si, o que ele mais gosta de fazer no celular. É o momento ideal para identificarmos alguma inadequação neste uso, caso haja, e comunicarmos ao responsável. Muitos pais/cuidadores não se atentam para alguns desenhos e/ou jogos, que muitas vezes parecem "inocentes", mas possuem conteúdos impróprios para as crianças. Na minha opinião, a escola precisa alertar caso algo esteja fora do comum.



Atividade 3: interpretação de alguns momentos da história.



Atividade 4: mais um momento de escrita espontânea, juntamente com o treino de ortografia/vocabulário, baseado nas palavras-chave: pinguim e papai, ambas iniciadas pela letra P.




Atividade 5: Treino ortográfico a partir de pequeno texto. Letra P. Pode ser feita um dia depois do livro "Papai conectado", contextualizando com a pipoca, dizendo que é muito legal assistir filme ou desenho no celular, enquanto come pipoca, por exemplo.



Atividade 6: continuando a trabalhar a letra P. Aproveite para falar sobre os personagens que aparecem nessa folhinha, como "Os Três porquinhos", "O Patinho feio" e o "Pinóquio". Seria interessante incorporar alguma dessas histórias ao planejamento deste dia.




Atividade 7: continuando com a letra P, temos um caça-palavras e uma pequena produção textual. Observe que lá em cima, eu pergunto se a criança sabe fazer pipoca. Uma boa deixa para trabalharmos a "receita da pipoca", mais um tipo de gênero textual que, inclusive, abrirá margem para a Matemática. Se possível, que tal levar pipoca para a criançada?!



Aproveitando a atividade sobre as pipocas, vou deixar pra vocês um vídeo em que ensino a fazer um saquinho de pipoca bem divertido, apenas com dobradura. As crianças poderão fazer os saquinhos para se deliciarem com as pipocas, enquanto assistem a uma contação de história ou um filme do planejamento de vocês!



Também deixarei aqui três vídeos de sugestões de lembrancinhas para o papai:

- um porta-retrato ímã de geladeira, feito apenas com papel ofício ou cartolina;
- um envelope de coração, usado para um cartão ou cartinha, ou desenho bem lindo que as crianças podem fazer para o papai;
- um suporte para celular, feito de dobradura de papel!


Porta-retrato ímã de geladeira 





Envelope de coração (de dobradura)






Suporte para celular (de dobradura)



Espero que você tenha gostado das sugestões de atividades com este livrinho!
Compartilhe esta postagem com seus amigos professores. Lembrando que estas atividades estão direcionadas a alunos em período de alfabetização, mas você pode adaptá-las à sua realidade! Bjs!!!

Até a próxima!
Siga o blog e a página lá no Facebook:

Inscreva-se no canal Fazendo Leitura também!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!