segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Livro: "A Zebrinha preocupada", de Lúcia Reis


Olá! Espero que todos estejam bem!
Vamos às dicas de atividade para mais um livro. hoje, eu escolhi "A Zebrinha preocupada" como sugestão, já que o tema desse livro sempre, sempre e sempreeee é atual: respeito às diferenças.

Livro A Zebrinha Preocupada - Série Arca De Noé Lúcia Reis - R$ 28 ...

A zebrinha vivia preocupada porque ela era muito diferente: ela tinha as listras deitadas.
Todas as outras zebrinhas riam dela. Até que, um dia, ela encontrou uma girafa muito estranha.


Abaixo, você encontrará dois vídeos da história: o primeiro, você verá a narrativa e o livro, com as imagens. No segundo, eu conto a história e faço as ilustrações à mão livre.






As crianças gostam muito desse livro pela linguagem simples e as ilustrações coloridas. É fácil entender o tema e eles se identificam com a zebrinha.

Vamos às atividades?
Vou deixar aqui algumas sugestões de como trabalhar o livro em sala de aula/de leitura, em casa/online:

- Momento da leitura: ler livro físico ou indicar o vídeo, se você ainda não estiver trabalhando na escola;

- Roda de conversa sobre o livro: Você começa perguntando se eles gostaram, qual foi a parte da história que acharam mais legal e qual foi aquela que não gostou tanto. Fale sobre a questão das diferenças, bullying e o que eles fariam se passassem por uma situação de intolerância;

- Desenho e escrita: pedir que desenham e escrevam sobre essas partes do livro, dando suas opiniões;

- Jogo da imitação: imitar com eles as expressões que aparecem na história: preocupada, triste, animada...;

- Produção escrita coletiva: confeccionar uma lista com as opiniões das crianças sobre o livro (suas falas) / lista do que fariam em situações semelhantes a da zebrinha;

- Produção textual: Recontar a história e fazer uma produção coletiva (para alunos menores, você escreve. Alunos maiores podem produzir sozinhos).

- Produção de quadrinhos: recontar a história em formato de quadrinhos (desenho + diálogos com balões);

- Atividades de alfabetização: este tema é muito abrangente. Dá pra começar com os nomes dos dois animais e, a partir deles, trabalhar inúmeros conceitos. Gosto de começar sempre pelas letras iniciais, número de letras, quantidade de sílabas, vogais e consoantes. Mas, com essas duas palavras, você pode criar um projeto grande de alfabetização.

Abaixo, você verá algumas folhinhas de atividades que fiz para minhas turminhas de 2º ano.





Para ilustrar a história, usei esta atividade que vou deixar pra vocês aqui embaixo. Trata-se de uma técnica de pintura com hidrocor. Como fala de listras e quadradinhos na história, achei legal para complementar o projeto!




Abaixo, vocês verão um vídeo em que faço um DITADO de PALAVRAS diferente, usando a letrinha Z, que foi a letra que eu revisei com eles. A folhinha da atividade que eu uso no vídeo está disponível também, lá embaixo!!!!










Espero que você tenha gostado dessa postagem! Se gostou, seja um seguidor do blog e se inscreva no canal Fazendo Leitura!

Também estou lá no Facebook: https://www.facebook.com/FazendoLeitura



Até a próxima!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!