quarta-feira, 6 de maio de 2020

Livro: "Nicolau tinha uma ideia", de Ruth Rocha


Olá!
Continuando com a sugestão de leitura para esses dias sem aulas presenciais, hoje, eu trouxe pra vocês mais um livrinho da Ruth Rocha: "Nicolau tinha uma ideia". 


Era uma vez um lugar onde as pessoas tinham muitas ideias. Cada um tinha uma ideia na cabeça... Até que chegou Nicolau, que também tinha uma ideia, e a contou para várias pessoas daquele lugar! E assim, muitas ideias surgiram, o lugar cresceu, e Nicolau reuniu as crianças para falarem sobre suas ideias!

Após uma conversa sobre o livro, sempre pergunto às crianças sobre suas ideias e as incentivo a registrá-las através de desenho e da escrita (uma produção de texto). Para crianças menores, o momento do bate-papo é muito rico e pode ser registrado através de uma lista de ideias, feita no quadro ou em um papel grande, exposto no quadro.

Plano de Aula Dia do Livro para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Nesse momento que estamos em casa, a família pode conversar e registrar numa folha as ideias de cada um, até mesmo sobre demandas da casa ou o que fazer após o término da pandemia. A criança também pode desenhar sobre suas ideias!

Agora, vou deixar aqui o vídeo em que eu conto a história de hoje. Você pode assistir com seus pequenos e depois, fazer as atividades. Desta forma, tudo estará dentro de um contexto.


Vídeo com a contação da história!!!!

Abaixo, você vai assistir ao vídeo com algumas figuras feitas apenas de CÍRCULOS de papel. Eu fiz um cachorrinho, uma foca, um pintinho, um peixe e, no final, uma florzinha, que pode ser usada para se tornar um cartão de Dia das Mães!



Atividade com CÍRCULOS de papel (Como a ideia de Nicolau era uma RODA, pensei em inserir esta atividade lúdica, para reforçar a ideia da história!)


Mais atividades sobre o livrinho!













Espero que você tenha gostado das sugestões!
Passe lá no canal Fazendo Leitura e se inscreva para receber mais vídeos com histórias e atividades!


Seja um seguidor do blog também, lá no Facebook!!!!

Até a próxima!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!