sábado, 17 de outubro de 2020

Conversando sobre as ELEIÇÕES 2020 - Sugestões de Leitura + Atividades

 Olá!!!

Estão chegando as eleições municipais e é importante falar do tema com os pequenos. Apesar de política parecer um tema muito adulto, é de bem cedo que devemos formar cidadãos cientes das necessidades do mundo em que vivemos.

"Se criança governasse o mundo", de Marcelo Xavier, abre um leque de opções sobre o tema, além do mais abordado, que é a questão da sensibilidade e inocência das crianças. A partir da ideia do "governar", podemos realizar atividades que despertem uma reflexão sobre o tema. Eles devem saber a importância de se analisar e compreender o que cada um dos candidatos propõe em suas plataformas políticas.


Abaixo, você assistirá a leitura do livro, enquanto eu faço uma ilustração sobre ele.
ATENÇÃO: Quem estiver no smartfone, estará com dificuldade para ver a prévia do vídeo, então, deixarei o link aqui também: https://youtu.be/SVjulVkHk2c






"O que você faria, se pudesse governar o mundo?"

Olha que ótima reflexão para uma Produção de Texto, ou um pequeno vídeo, em que o aluno pudesse expor suas ideias usando a oralidade...

No vídeo abaixo, eu explico uma atividade bem parecida com a proposta acima. Vejam só:

ATENÇÃO: Quem estiver no smartfone, estará com dificuldade para ver a prévia do vídeo, então, deixarei o link aqui também: https://youtu.be/eM-RZuf58zk





Também é válido que os alunos conheçam o sistema de votação brasileiro, as urnas eletrônicas e o que é  / para que serve o "título eleitoral". Vou deixar aqui embaixo mais uma sugestão de leitura: o livro "Não fui eu!", de Brian Moses / Mike Gordon, e algumas atividades que podem ser realizadas:





Este livrinho é bem simples e as crianças costumam gostar bastante Fala sobre aquelas "pequenas corrupções", que podem causar uma grande confusão... Colar na hora da prova... Colocar uma culpa no colega, no irmãozinho... Furar a fila da merenda...

É uma ótima oportunidade de fazer a criança refletir sobre suas atitudes... E fazer um paralelo com as atitudes que devemos cobrar de nossos políticos.

Você pode pedir para eles listarem pequenas corrupções e colocarem em um cartaz na sala ou no blocão. Como estamos em aulas online, você pode pedir para eles falarem alguma das pequenas corrupções, ou propor uma produção escrita mais simples.

Também seria legal a confecção de um cartaz de conscientização, em que eles fizessem uma campanha contra as "pequenas corrupções", por exemplo: "DIGA NÃO ÀS COLAS NA HORA DA PROVA!".


Como professor aproveita todos os temas para trabalhar alfabetização, eu vou deixar aqui algumas atividades que preparei para as minhas turmas de 2º ano, baseadas no livro "Se Criança governasse o mundo". Você pode adaptar este material para os seus alunos, de qualquer série.













Também deixarei um modelo de urna eletrônica, que fiz para trabalhar com meus alunos, em 2016. Caso você se interesse em ver a postagem sobre as atividades de 2016, clique no link abaixo. Lá, você terá acesso a uma HISTÓRIA COMPLETA sobre as Eleições, em QUADRINHOS da TURMA DA MONICA.



Espero que você tenha gostado das sugestões!
Até a próxima!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!