segunda-feira, 19 de agosto de 2019

FOLCLORE BRASILEIRO: Livros da Turma da Mônica


Olá!!!!
Hoje, trago pra vocês mais uma sugestão de leitura falando sobre um tema da época: o folclore Brasileiro. "Folclore Brasileiro - Turma da Mônica", de Mauricio de Sousa é um livro completo! Você vai encontrar material diverso para trabalhar com os pequenos!

O livro traz - de forma encantadora, já que é todinho ilustrado com os personagens da Turma da Mônica -  várias parlendas, cantigas, adivinhas, trava-línguas, trovas, brincadeiras, pegadinhas, músicas que fazem parte da nossa história e são passados de geração para geração.


Resultado de imagem para folclore brasileiro turma da monica


Além deste livro, você também poderá ter em sua biblioteca ou Sala de Leitura, o livro "Lendas Brasileiras", também com o tema da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. Este livro ainda acompanha um CD com a narração das lendas pelo próprio autor.


E se você quiser ler uma lenda de cada vez, com livros individuais, existe a coleção abaixo, que traz cada uma delas separadinha, com ilustrações belíssimas. Os meus alunos amavam esta coleção , por isso, já sabiam as lendas de cor e salteado! rsrsrs



Este livro é só um exemplo. A editora publicou mais de doze livros de lendas diferentes, ilustrados com os personagens da Turma da Mônica. Linguagem simples, figuras grandes e coloridas.



Resultado de imagem para folclore turma da monica coleção brincando de folclore

Versão pop up (as figuras "saltam" do livro).


O site Smart Kids disponibiliza algumas atividades sobre o folclore Brasileiro na plataforma digital e você também poderá imprimir as atividades.




Aqui você tem o resumo da lenda em quadrinhos.
Muito interessante para alunos maiores, que já não curtem tanto a Turma da Mônica. 



Você também poderá acessar o YouTube e encontrar o canal "Turma do Folclore". Lá, eles disponibilizam vários vídeos curtinhos, que contam as lendas de forma simples e colorida, cheia de vida!!!

Segue o link da LENDA DO SACI. Depois, você vai procurando as outras lendas por lá! Achei muuuito legal!







Espero que você tenha curtido esta postagem!!!
Até a próxima!

Curta nossa página no Facebook e seja um seguidor do blog! :)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!