segunda-feira, 10 de março de 2014

Sugestão: Dia Mundial da Água


Olá!
Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e eu não poderia deixar de sugerir alguns livrinhos para serem trabalhados, a fim de conscientizarmos nossos pequenos do quanto é importante preservarmos este bem tão precioso!

Vejam algumas sugestões de livrinhos para nosso uso em Sala de aula:


O primeiro livrinho é "A Água", de David Palatnik e Israel Felzenszwalb. Este livro fala sobre a importância da água, além de mostrar aos pequeno a sua utilidade e o porquê de precisarmos preservá-la. É colorido e de fácil entendimento.


Este livro é de porte pequeno. Acho interessante escanear as páginas e mostrar aos alunos com o Data Show, em forma de slides. Pretendo fazer isso, portanto, quando os meus estiverem prontos, eu posto para vocês?!



O próximo livro que trago pra vocês se chama "A Água e a vida", de Patricia Engel Secco, da Coleção Juca Brasileiro. Durante um passeio, Juca Brasileiro e seus amigos descobrem o verdadeiro Rio Tietê. O texto levanta questões sobre a poluição industrial, a devastação das florestas, o descuido com os esgotos, a reciclagem, a importância da água como fonte da vida e sua escassez  no mundo.


É um livro com texto longo. Talvez seja legal trabalhá-lo por etapas ou em grupos.



Mais uma sugestão pra vocês: "Água: Para que serve a água", de Anna Claudia Ramos. Neste livro, mais destinado às crianças menores, da EI e do 1º ano, a autora fala sobre a utilidade da água de maneira muito, muito simples.

Ideal para crianças menores. Muito legal!






Mais um livrinho que gosto muito, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, é "O Mundinho Azul".
Era uma vez um mundinho... que poderia até ser chamado de planeta azul. Com muitas cores e graça, a autora trabalha a importância da água para a vida e de sua preservação, convidando o pequeno leitor a salvar o mundinho azul.




E, por último, sugiro um livro muito lindo, de incrível sensibilidade, já que trata da falta da água. É importante que os alunos saibam que existem lugares neste Brasil que ainda sofre com a seca. Um livro que faz a gente refletir sobre o sonho e a inocência de um menino... "Severino faz chover", de Ana Maria Machado conta a história de uma criança que busca meios de se conseguir a chuva. E, sim! Ele consegue!


Lindo, sensível... Simplesmente magnífico!


Espero que aproveitem as sugestões!!!
Até a próxima!!!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!