quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sugestão de Atividades: a diversidade


Olá!
Trabalhar a diversidade já é de praxe, mas, na Semana do Dia da Consciência Negra, é certo que muitos professores buscaram meios de abordar o tema com os alunos, da melhor forma possível.

Resolvi fazer a leitura de dois livrinhos: "Não tem dois iguais", de Carmen Lucia Campos, e o clássico "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado.

O primeiro livrinho trata de Carol, que é uma menininha branquinha como a neve e tem conflitos com um menino bem pretinho... Além disso, ela apresenta ao leitor as principais características de seus coleguinhas de turma. Hummm... Esse livrinho deu o que falar!!!! Mas, como o cenário é uma sala de aula, ficamos à vontade para conversarmos muuuuito sobre o assunto. Falamos sobre apelidos, sobre etnias, sobre as características físicas e psicológicas de cada um... Sobre o preconceito, em geral... Enfim! Teve muita conversa durante as aulas.





Após a leitura e a conversa bem informal, pedi aos alunos que realizassem uma atividade onde teriam que desenhar a si mesmo e dois colegas da classe; além do desenho, escreveriam um pouco sobre si e sobre os outros.

Foi bem legal ler os trabalhinhos!
Vejam algumas fotos:







Na outra semana, as crianças assistiram a um vídeo que sugeri aqui no blog, que conta a história "Menina bonita do laço de fita". Os alunos gostam muito desta historinha e pediram para eu repeti-la várias vezes... rs

Após o vídeo e, é claro, mostrar o livrinho na íntegra, a crianças fizeram um desenho sobre a história. Vejam alguns dos trabalhos:












Espero que tenham gostado!
Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!