quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sugestão de Atividade 01


Iniciado o ano letivo de 2013, a partir de hoje postarei algumas sugestões de atividades realizadas a partir dos livros. São momentos de curta duração, mas muito importantes para que o aluno possa expressar, oralmente, suas ideias e opiniões sobre o livro lido, além de desenvolver seu pensamento crítico sobre o tema proposto.

Como é crucial incentivarmos a leitura, nada melhor do que darmos o exemplo: todos os dias o professor deve ler para seus alunos. Por isso, organizei um cartaz com os livros que serão lidos durante a semana, apresentei às crianças e o coloquei no mural da Sala.




Agora, separei um livro muito "gracinha" para que essa ideia seja introduzida, fazendo com que a criança atente para a importância do livro (e da leitura) em sua vida.



Sim. O título é este; simples e singelo como todo o conteúdo do livro. Com imagens muito coloridas e fofas, "O Livro", de Kristine O'Connell George, mostra ao leitor como o livro pode ser um presente muito bom para a criança e o carinho/cuidado que ela deve ter por ele.





A partir da leitura feita por mim, lancei a seguinte pergunta aos alunos:

"Qual é a importância da leitura"?

Os alunos começaram a responder oralmente e, então, anotei algumas respostas no quadro.
Depois, organizei tudo num pequeno cartaz e coloquei na Sala de Aula.




Apesar de simples, a atividade fez com que os alunos tivessem contato com o livro, pois permiti que o manuseassem (sempre atentando aos cuidados que se deve ter com ele!). Houve reflexão sobre o "ato de ler", já que a maioria se sente inseguro quanto a sua leitura oral.
Além disso, muitos gostaram da ideia de já saberem qual será o próximo livro, causando expectativa para a aula seguinte.


Espero que vocês aproveitem a sugestão! Até a próxima!



3 comentários:

Deixe seu recado!